top of page
Posts Em Destaque

Saiba como foi a Jornada Inteligência Imobiliária

Na tarde do último dia 27 de julho, um grande número de profissionais Corretores de Imóveis esteve presente na sede de seu sindicato, o Sindimóveis-RS, para um momento de aprimoramento profissional, debatendo durante mais de 4h, temas de grande relevância para a categoria.


Sem dúvida os participantes levaram para casa, além do Certificado, muito conteúdo, conhecimento e responderam positivamente ao chamamento do presidente Armando e de seus diretores afinal, “estamos em um mercado em constante evolução e quem deseja liderar e ser referência profissional precisa de conhecimento”. Foi com essas palavras que o presidente do Sindimóveis-RS, o Corretor de Imóveis, Armando Pinto Fontoura iniciou a Jornada trazendo sua mensagem de boas-vindas a todos.


Ao longo de sua fala, Armando relatou a necessidade de o Corretor de Imóveis repassar sempre que possível sua experiência e conhecimento aos demais colegas, que a união foi que conduziu o Sindicato ao longo das décadas e que a dedicação de ex-presidentes e diretores foi o que tornou a liderança nacional e o pioneirismo de nosso sindicato algo histórico, marcado por um grande número de conquistas e realizações.


De imediato o presidente Armando chamou os palestrantes da tarde para composição da mesa, passando a palavra para o Dr. Gilberto Koening, Advogado, sócio da Koenig & Keidann Advogados Associados. Filho de Corretor de Imóveis, tendo inclusive exercido a profissão nos anos 80, Dr. Gilberto realizou uma excelente explanação sobre as novas diretrizes do ITBI e suas peculiaridades. O agravo 1294969 foi brilhantemente abordado pelo palestrante (oportunidade em que o STF reafirmou sua jurisprudência dominante de que o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI só é devido a partir da transferência da propriedade imobiliária, efetivada mediante o registro em cartório).


“Sem Registro de Imóvel não há ITBI, mas não há também a garantia da propriedade imobiliária”; “diga sempre ao seu cliente, registre seu imóvel”, “escritura é apenas o veículo de transporte de um direito”, foram alguns dos pontos levantados de forma clara pelo Dr. Gilberto e que gerou muita repercussão positiva entre os Corretores.


O próximo tema da Jornada Inteligência Imobiliária foi o Plano Diretor de Porto Alegre, e para tratar desse assunto, os Corretores de Imóveis receberam Luis Antônio Gomes, Arquiteto, Conselheiro do CMDUA pela Região de Planejamento Sul-Centro Sul desde 2016 e Vice-Presidente do CMDUA. Luis relembrou a todos que o Plano Diretor de nossa capital está sendo revisado e que ele vê esse momento como muito importante para que se leve até os técnicos da Prefeitura os avanços que se imagina sejam fundamentais para o desenvolvimento da cidade. “Em muito já evoluímos, hoje, Porto Alegre já emite Alvará de Construção – algo que antes não havia e o trâmite de processos de licenciamento que levavam até 9 meses podem ser concluídos em pouco mais de 1 semana”, comemora, mas ressalta que muito de melhor ainda pode ser feito. Luis Antônio respondeu várias perguntas e concluiu sua participação informando que em 2023 haverá uma nova eleição para o conselho do Plano Diretor, oportunidade em que o Sindimóveis-RS poderá novamente pleitear uma posição em sua composição, “algo que seria de suma importância e de grande contribuição entre todos os participantes”, concluiu.


Na finalização da parte inicial da Jornada, os Corretores de Imóveis foram então recebidos para um momento de confraternização com um variado coffe break servido pela Casa 408. Por volta de 20 minutos após, todos os presentes tomaram novamente seus lugares para o início da palestra de Leonardo Paz, CEO da empresa Imovelweb. Leonardo ilustrou sua apresentação trazendo diversos dados sobre a história da profissão de Corretor de Imóveis realizando um comparativo sobre a evolução das ferramentas de apoio de venda, chegando ao advento da Internet, as novas tecnologias e o surgimento do portal Imovelweb. Hoje, o portal possui por volta de 9 milhões de usuários e 4 milhões de imóveis cadastrados, sendo o segundo maior do país. “Entre Corretores, Imobiliárias e construtoras, já temos mais de 23 mil clientes”, celebra. Por mas de 1h, Leonardo trouxe estatísticas e informações sobre o consumidor gaúcho e seu comportamento, deu dicas de como o profissional Corretor de Imóveis pode explorar melhor os anúncios e os recursos do portal e respondeu a um grande número de perguntas dos participantes. Ao final, para surpresa de todos, presenteou a todos com um pacote promocional de 200 anúncios gratuitos no portal Imovelweb.


Dessa forma, a Jornada Inteligência Imobiliária desse de 27 de julho foi encerrada. Um novo projeto do Sindimóveis-RS criado para toda a classe profissional, que iniciou nessa data mas que pelo sucesso e repercussão que teve em breve já deverá ter uma nova e aguardada edição.



Comments


Siga o Sindimóveis-RS

nas redes sociais

De 2ªf a 6ªf, das 9h às 17h
Rua Vig. José Inácio 433/506 -
Centro Histórico - 
CEP 90130-000
Porto Alegre/RS

(51) 3086.0599

(51) 9 9721.3463

  • Facebook
  • YouTube
botão.png
bottom of page