top of page
Posts Em Destaque

Confira como foi a 1ª Semana da Mulher Corretora

Na tarde do último dia 9 de março, o Sindimóveis-RS sediou um evento gratuito especialmente programado para homenagear o Dia Internacional da Mulher, a 1ª Semana da Mulher Corretora trouxe profissionais de destaque para um debate amplo e de muita qualidade a cerca da liderança e do exemplo feminino.


Saudando a presença do público presente, em sua maioria formado por mulheres, e dos diversos colegas de diretoria, o presidente do Sindimóveis-RS, o Corretor de Imóveis, Armando Pinto Fontoura mencionou em sua fala inicial, a importância do Sindimóveis-RS para a categoria. “A Lei 6530/78, sancionada pelo Presidente da República, general Geisel, e que regulamenta a profissão de Corretor de Imóveis e disciplina sua fiscalização, foi uma iniciativa que partiu do nosso ex-presidente, Edmundo Xavier, aqui mesmo nessas salas em nosso sindicato“. Lembrou também que é por lei, que o Sindimóveis-RS é a entidade responsável pela elaboração da tabela mínima de honorários profissionais: “quem é o pai dessa criança é o sindicato, inclusive por suas constantes revisões e atualizações de seus conteúdos”. A tabela é uma peça fundamental para que a remuneração mínima seja respeitada pelo mercado. E concluiu, Armando, sua abertura relembrando que em 1985, durante o 13º Congresso Nacional dos Corretores de Imóveis foi proposto, pelo Sindimóveis-RS, o novo enquadramento sindical para a categoria, que passou de Agentes Autônomos do Comércio para Profissionais Liberais.

Dando continuidade, Sandro Polachini de Moraes, Vice-Presidente Administrativo da entidade, passou a palavra para a primeira palestrante da tarde, a Defensora Pública, Dra. Liseane Hartmann, para abordar os desafios na busca pela equidade de gênero.


Dra. Liseane realizou então sua saudação inicial pelo evento e a data que representa batalhas travadas pelas mulheres, agradeceu o convite do Sindimóveis-RS e iniciou o tema tratando sobre a violência contra a mulher. Apontou as diversas formas de violência de gênero que são praticadas contra a mulher apenas pelo fato de ela ser mulher, tratou sobre a profissão de corretor e do mercado imobiliário aonde o ambiente em que a mulher atua, por vezes possui características machistas e que isso é uma característica ainda geral. Apesar de todas as conquistas “ainda somos um estado que lidera na questão da violência contra mulher”, e também por isso os homens precisam estar neste debate para mudarmos essa situação. Reiterou que os registros contra a violência podem ser feitos junto à Defensoria Público ou mesmo em delegacias, e que sobretudo é preciso denunciar, divulgar e utilizar a rede de proteção feminina.


Dra. Liseane abordou mitos e verdades sobre o tema, esclarecendo que é preciso agir, atualizando os ditos por exemplo “em briga de marido e mulher, sim, se mete a colher” ou “quando um não quer, dois brigam”. Em seguida, abriu a participação para a plateia e por mais de 30 minutos respondeu a diversas perguntas em uma interação inclusive com as demais palestrantes que já estavam na mesa, com ótimos questionamentos.

Finalizando sua participação, Dra. Liseane agradeceu novamente o convite e colocou a Defensoria Pública mais uma vez à disposição de todos.


Foi então a vez de receber Aline Kras, Doutora e Psicóloga, segunda palestrante da tarde. “As emoções no trabalho: autoconhecimento e manejos”. Dra. Aline trouxe para o debate questões associadas as emoções, a tudo aquilo que é relacionado a experiência de cada um sobre os aspectos de vida, perguntando para as presentes “como você está se sentindo?”. Como lidar com as emoções, algo que é tão complexo e variado, distinto e único. Como nomear as emoções, como lidar com a emoção em uma relação de trabalho? “Você vai ao mercado carregando tudo aquilo que sente e entra em contato com a carga emocional de outro, tornando complexo a interação e as relações humanas”.

“A gente não consegue deixar as emoções em casa”, afirmou. Então é preciso ser honesto consigo mesmo para poder entender o que você está passando para passar adiante o seu melhor. Ter frio na barriga, aperto no coração, falta de ar, são provas de que as emoções podem ser localizadas de forma física.

Ao final a Dra. Aline promoveu uma dinâmica, e cada um dos presentes foi chamado a olhar internamente seus sentimentos, respirar de forma tranquila, pensar e colocar em um post it uma palavra capaz de traduzir sua emoção, seu sentimento atual. Então, todos se manifestaram e foi criada uma “nuvem de emoções” decorada no fundo da sala, aonde todos puderam ler as palavras escritas e conferir mensagens diversas, enquanto se dirigiam para o momento do coffee break que logo iria iniciar.


Após alguns proveitosos minutos de parada para a confraternização entre todos, a tarde de palestras foi retomada. Representando a Imobiliária Seller - house de vendas da construtora Cyrela, Verônica Poletti, Assistente de RH da Seller, trouxe informações sobre a imobiliária, apresentou o cotidiano da empresa e o panorama de atuação da empresa que possui diversas lideranças femininas, e todos os benefícios que a empresa proporciona para os profissionais e o mercado imobiliário.


Concluindo a programação do dia, Mara Kyburz, Corretora de Imóveis, apresentou o universo feminino e a corretagem, tratando sobre a mulher no mercado de imóveis. Mara agradeceu o convite realizado e disse ter muita honra por estar ali representando o universo feminino nesta oportunidade. “É um grande privilégio estar aqui com vocês. Nós mulheres, após tantas revoluções, percebemos que nossa força está em nossos poderes, somos empoderadas, temos o poder sobre nós mesmas”.

Mara, carioca de nascimento e gaúcha de coração, então

demonstrou a todas relatos de quanto a mulher tem força. Contou sua história de vida e de conquistas, feitos alcançados em uma trajetória de sucesso exemplar.


Sandro Polachini então encerrou o evento agradecendo a presença e a participação de todos e todas, saudando mais uma vez a solenidade promovida pelo Sindimóveis-RS, evento que terminava naquele momento, mas que em breve será retomado em uma nova edição, com novas pautas oportunas para a nossa sociedade e o mercado profissional.






تعليقات


De 2ªf a 6ªf, das 9h às 17h
Rua Vig. José Inácio 433/506 -
Centro Histórico - 
CEP 90130-000
Porto Alegre/RS

(51) 3086.0599

(51) 9 9721.3463

Bandeira-Site.png
bottom of page