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Arquiteta aplica técnicas para valorizar imóveis na hora da venda ou aluguel

O preço de residências pode ficar 30% mais alto após a intervenção

Foto: DIVULGAÇÃO/JC

Mostrar todas as possibilidades de um imóvel para quem está vendendo e para quem deseja comprar. Esse é o objetivo do 4Inside, escritório de arquitetura de Porto Alegre. Luiza Hafner, 25 anos, constatou que imóveis com muito potencial eram comercializados ou alugados com valores mais baixos por não serem bem explorados. "Percebi que as pessoas tinham dificuldade de visualizar se o imóvel precisava de alguma reforma, não conseguiam ver o potencial. E, ao mesmo tempo, o vendedor não sabia vender. Comecei a ver o lado do vendedor e do comprador", conta. 


A ideia surgiu quando, ainda na faculdade de arquitetura, Luiza trabalhou na imobiliária de sua mãe. Acompanhando visitas, percebeu que sugerir mudanças e mostrar os possíveis usos de cada ambiente aceleravam e incrementavam as vendas. Por isso, já formada, colocou na rua a 4Inside em 2018. Ao lado da mãe, Liana Vigna, na sociedade da empresa, o escritório é especializado em home staging, que consiste em preparar um imóvel para venda ou aluguel. "É uma técnica de marketing imobiliário", explica. 


O serviço oferecido por Luiza pode ser físico ou digital. No primeiro caso, é feita uma reforma no espaço que será colocado à venda no mercado. "As intervenções físicas dependem da necessidade do imóvel. Reformas menores podem custar de R$ 350,00 a R$ 400,00 por metro quadrado, e as grandes, entre R$ 1 mil e R$ 1,2 mil por metro quadrado." Essas intervenções, de acordo com a arquiteta, podem valorizar o imóvel em até 30%, além de acelerar a venda.


A outra modalidade oferecida pelo escritório é a realização de um projeto digital para mostrar as possibilidades do ambiente. Nesse caso, é cobrado em torno de 1% do valor de venda, que será pago quando o local for comercializado. "Em média, temos esse retorno de valor em 30 dias", afirma Luiza, destacando que a modalidade é ideal para apartamentos antigos, com plantas diferentes das mais atuais. "O virtual staging possibilita a visualização de inúmeras possibilidades, inclusive para imóveis antigos, quando a disposição dos ambientes não são integrados, por exemplo, dando alternativas para integração e configurações mais modernas, aproveitando um espaço maior."


A dinâmica também é promissora, segundo a empreendedora, para quem deseja alugar um imóvel, seja por contratos longos ou por temporada. "A valorização pode chegar a 25% nesses casos. Hoje, os imóveis que estamos preparando para locação estão sendo locados de cinco a 10 dias", garante. Isso se deve a uma análise de potenciais compradores ou locatários do espaço, que é feita por Luiza. "Quando vamos preparar o imóvel para venda ou aluguel, criamos uma persona, que é o possível cliente daquele espaço. Quanto mais assertivo formos, mais rápido e mais bem sucedido vai ser feito o negócio", afirma. 


Durante a pandemia, o escritório viu sua demanda triplicar. A arquiteta acredita que foi um momento positivo para quem investe no mercado imobiliário. "As pessoas estavam em casa, muita gente procurou um novo imóvel, começou a ver que a casa não oferecia aquilo que precisava. Ao mesmo tempo, com novas taxas de juros, o número de procura de investidores cresceu", contextualiza. Foi a partir daí que surgiu o novo serviço do escritório. Agora, além de preparar para venda, Luiza conta que está viabilizando uma experiência para que o possível comprador sinta como é morar naquele espaço. "Se é um apartamento que bate muito sol pela manhã, preparamos um bom café da manhã para que ele permaneça um tempo lá."

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