top of page
Posts Em Destaque

Membro integrante do CMDUA, Sindimóveis-RS marca presença na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores

Os objetivos e a estrutura administrativa do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA) foram apresentados aos vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre na tarde desta quarta-feira (3/5) durante a Tribuna Popular.O presidente da entidade, Luiz Gomes, e o presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimóveis-RS), Carlos Lammel, foram os responsáveis por informar a atual situação do CMDUA.


Estamos aqui para ressaltar a importância do Conselho, que possui uma trajetória histórica marcada pela interferência nas diretrizes do planejamento urbano da cidade”, declarou o representante do Sindimóveis-RS. No entanto, segundo ele, a intenção é fazer mais pelo município, principalmente no processo de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, que se inicia neste ano e deve ser concluído em 2019. “Alcançamos uma época de mudanças na dinâmica da escolha da representação civil” e os conselheiros do CMDUA possuem lideranças de diferentes categorias profissionais e das comunidades, representando boa parte da população do município.Com renovação bienal, o Conselho elege nove representantes de órgãos governamentais, nove de entidades não governamentais, nove da sociedade civil e um presidente, que era o titular da antiga Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb), totalizando 28 membros.

Luiz Gomes era o primeiro suplente e assumiu a presidência em função da mudança na estrutura administrativa da Prefeitura, que extinguiu a Smurb e ainda não realocou todas as funções da antiga secretaria.Conforme o presidente, a missão do CMDUA é formular políticas e planos de projetos urbanos, zelar pela fiscalização e pela integração de politicas setoriais e propor programas de investimento.


Por isso, o Conselho promoverá uma série de debates em toda a cidade para articular propostas de planejamento urbano. “Queremos criar uma cidade justa conforme as demandas da população”, esclareceu Gomes. “Temos um prazo de dois anos para desenvolver uma excelente proposta para a cidade, preservando tudo o que Porto Alegre tem, mas melhorando a infraestrutura”. Por fim, Luiz Gomes convidou os vereadores para participarem dos debates sobre o Plano Diretor com o Conselho e a sociedade civil.


Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo CMPA)

Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA).



Siga o Sindimóveis-RS

nas redes sociais

De 2ªf a 6ªf, das 9h às 17h
Rua Vig. José Inácio 433/506 -
Centro Histórico - 
CEP 90130-000
Porto Alegre/RS

(51) 3086.0599

(51) 9 9721.3463

  • Facebook
  • YouTube
botão.png
bottom of page