Governo vai expandir Minha Casa, Minha Vida, comprar casas e quitar imóveis de leilão para beneficiar as famílias atingidas pelas chuvas
Data de publicação: 14 de fevereiro de 2025
Fotos: Ricardo Stuckert/PR via jornal Correio do Povo e site Gov.br
Para o presidente do Sindimóveis-RS, Armando Pinto Fontoura, as medidas anunciadas na data de hoje, em São Leopoldo/RS, são fundamentais para que o Rio Grande do Sul possa reerguer-se e para que a sua população tenha amplo amparo nesse momento desafiador. O Sindimóveis-RS apoia as iniciativas apresentadas e se coloca à disposição para incentivar da forma que for preciso a fim de que elas possam rapidamente se tornarem realidade.
Confira algumas delas:
-
Pessoas afetadas com financiamento imobiliário em aberto pelo Minha Casa Minha Vida poderão suspender o pagamento por até seis meses, e as parcelas que podem ser pagas em atraso subiram para 12, ante seis pela regra atual. Todos os novos contratos do gênero também terão carência de 180 dias.
-
Pessoas que quiserem vender a casa podem procurar a Caixa, que fará chamamento público, ou o próprio afetado poderá buscar um imóvel dentro das faixas 1 e 2. A Caixa, desta forma, poderá adquirir após análise e repassar ao beneficiário.
-
Também nos municípios atingidos, serão removidas todas as residências desocupadas em processo de leilão pela Caixa e Banco do Brasil e entregues às famílias atingidas. O benefício será aplicado, conforme ele, mesmo quem vivia em ocupações irregulares afetadas. 600 que seriam leiloadas já foram retiradas. Também serão entregues às pessoas afetadas 14 mil imóveis em construção ou concluídos por construtoras nas cidades afetadas, das quais 600 estão prontas. "Vamos bloquear, comprar antecipadamente e dar para as pessoas", ressaltou o ministro.
-
Construtoras que haviam apresentado propostas para o Minha Casa Minha Vida e não selecionadas por não haver cota poderão reapresentar os projetos. "Um novo chamamento ao mercado poderá ser feito se houver demanda". A Infra S/A fará ainda um "amplo estudo" para saber tudo o que já foi proposto ao governo federal e não executado, como a reformulação do sistema de proteção de cheias da Lagoa dos Patos.
Contribuição Assistencial 2025
Efetue o Pagamento da Contribuição Assistencial 2025 de forma rápida e segura.
Ficha de Sindicalização
Deseja se cadastrar no sindicato? Basta baixar a ficha, preencha e encaminhe para o Sindimóveis.
Guia de Honorários
Tabela de valores e custos com honorários para cargos e funções ligadas ao setor imobiliário.
Contrato de Corretor Associado
Consulte a minuta para os contratos de corretor associado junto ao Sindicato.